quinta-feira, 20 de agosto de 2015

IX Encontro Sinodal de Ministras do Sínodo Norte Catarinense


Catequistas, diáconas e pastoras do Sínodo Norte Catarinense reuniram-se no dia 19 de agosto de 2015 em Joinville, na Paróquia da Paz, para o IX Encontro, onde fomos acolhidas pela Pastora Eli Deifeld. Os encontros sinodais de ministras acontecem duas vezes ao ano com o apoio do Sínodo e são oportunidades de partilhas de momentos da vida, fortalecimento, convivência e troca de conhecimento entre as mulheres que estão no ministério.
Neste encontro a Pastora Mayke Marliese Kegel, capelã no Hospital Dona Helena em Joinville, partilhou sua experiência de atuação. Ações para acompanhar espiritualmente funcionárias/as e pacientes do hospital são desenvolvidas pela pastora. Entre elas mensagens diárias via e-mail, meditações, celebrações da palavra e da Ceia do Senhor, homenagens a aniversariantes de vida e de trabalho, acompanhamento a famílias enlutadas, visitação, oração, poimênica  e humanização dentro do hospital.
Pela tarde tivemos momentos de partilha das pastoras Cristina Scherer e Pâmela Milbratz sobre a participação no II Encontro de Teólogas da REDE de Mulheres da FLM e no IV Congresso Latino-americano de Gênero e Religião realizado nas Faculdades EST de 05 a 08 de agosto. (Veja Documento Final do Congresso em: http://www.est.edu.br/eventos/congresso-de-genero/documento-final-do-congresso). 

Também houve a partilha dos temas e experiências oportunizadas às mulheres da REDE pelo Instituto de Sustentabilidade, após o congresso, onde o tema foi “Pedagogia e Gênero”. Maiores informações sobre o instituto e suas ações consulte: https://sustentabilidad.wordpress.com/  ou http://www.est.edu.br/sustentabilidad/. Todas estas atividades foram realizadas em parceria com o Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST e da Coordenação de Gênero da IECLB.

Partilhamos os cartões postais das mulheres da Reforma, onde cada ministra recebeu os seis exemplares já confeccionados pela FLM e IECLB e do vasto material que pode ser utilizado nas comunidades nas comemorações dos 500 anos da Reforma, disponível no site da Igreja: http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/confessionalidade-luteranos-em-contexto/estacao-presenca-das-mulheres.



Ressaltamos a importância da caminhada em REDE onde cada pessoa é atuante neste processo e ativa no processo de visibilizar as atividades e eventos de mulheres em movimento na América Latina e Caribe. Para isso destacamos três pontos centrais:  1) Produção Teológica; 2) Atuação de Mulheres nas celebrações dos 500 anos da Reforma; 3) Implementação e reflexão da Política de Gênero nas Igrejas.  Alguns subsídios sobre estas temáticas estão no blog da REDE de Mulheres Luteranas da FLM: http://redemulheresluteranas.blogspot.com.br/p/inicio.html.

Falamos ainda da motivação em participar do II Encontro Nacional de Ministras, de 17 a 19 de novembro em Florianópolis, bem como de nossa organização para o mesmo. Alegramos-nos em saber que atualmente somos 21 ministras (pastoras, catequistas, diáconas, missionárias, pphmista, estagiária) no âmbito do Sínodo Norte Catarinense e queremos caminhar em parceria, sororidade e apoio umas para com as outras, sob a graça e cuidado de Deus, diante do qual depositamos nossas alegrias e preocupações!



Pastora Cristina Scherer

Nenhum comentário:

Postar um comentário