quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MULHERES DA REFORMA: Elizabeth de Brandenburg

MULHERES DA REFORMA

ELIZABETH DE BRANDEBURG

Fugir por causa da fé

Nos últimos 500 anos, muita gente teve que fugir por causa de sua fé e para poder preservá-la. Essas pessoas ajudaram-nos a conquistar direito que se tornou inegociável para a humanidade: o direito de escolha, de opção. Para que isso fosse possível, muitos perderam sua vida, seus bens, romperam laços familiares. Quem tem sobrenome como Zerbien ou Trebien lembra os evangélicos que tiveram que deixar Salzburgo, na Áustria, por causa de sua fé. Quem assina Ravache, Toillier, Dupont, Devantier, Quinot nos faz lembrar a noite de São Bartolomeu, na qual milhares de cristãos evangélicos franceses foram assassinados por causa de sua fé ou, sobrevivendo, tiveram que emigrar. Cristina, rainha da Suécia, teve que renunciar ao trono e viver na Itália, quando se converteu da fé evangélica para o catolicismo.
Pouco conhecida é a vida de Elisabeth, princesa de Brandenburgo. Elisabeth nasceu na Dinamarca, filha do rei João II e da rainha Cristina. Era sobrinha de Frederico, o Sábio, príncipe-eleitor da Saxônia, o grande protetor de Lutero. Aos 17 anos, em 1502, casou com Joaquim I, príncipe-eleitor de Brandenburgo, e tornou-se mãe de cinco crianças. Seu marido tornou-se ferrenho adversário da causa evangélica, juntamente com seu irmão, o Cardeal Alberto de Mainz. Dificuldades no matrimônio, no qual amor e fidelidade haviam desaparecido, e a busca por consolo fizeram-na aproximar-se do movimento de reforma que vinha da atividade e da pregação de Lutero, em Wittenberg. Mesmo assim, não propalou, de imediato, as convicções que vinham da boa notícia do evangelho que anuncia que Deus aceita incondicionalmente a pessoa, por graça. Queria evitar o rompimento com o esposo. As perseguições ordenadas por Joaquim I a adeptos da reforma causaram-lhe conflitos interiores. Por fim, na ausência do esposo, pediu que o pregador evangélico lhe ministrasse a santa ceia sob ambas as espécies, alcançando-lhe também o cálice. Ao saber do fato, Joaquim temeu que a reforma, por causa “do mau exemplo” de sua esposa, viesse a se espalhar pelo território de Brandenburgo. Invadiu os aposentos da esposa, dirigiu-lhe palavras violentas e, por fim, ameaçou lançá-la na prisão e ali algemá-la. Temendo que a ira do rei contra sua pessoa pudesse ser transferida para a gente simples que aceitara a fé evangélica e temendo que o rei perseguisse também os pastores, resolveu deixar o território onde era rainha. Na noite de 25 para 26 de março de 1528, vestindo roupas de camponesa, acompanhada por uma camareira e por dois ajudantes de ordem, deixou o território num carro de bois. Foi acolhida por João da Saxônia, seu primo. Anos antes, diversas monjas de Cistér haviam fugido de seu mosteiro, também em uma carroça, acondicionadas em barricas de peixe. Entre elas estava Catarina von Bora, desde 1525 esposa de Lutero. Elisabeth permaneceu neste exílio, por vezes enfrentando necessidade, até a morte do esposo, em 1535. De imediato, seus filhos a trouxeram de volta ao território. Quatro anos mais tarde, seu filho Joaquim II, acompanhado de toda a corte, e na companhia da mãe, receberia em Spandau, hoje um subúrbio de Berlim, a santa ceia sob ambas as espécies, das mãos do bispo de Brandenburgo, Mathias von Jagow. Com este ato, a reforma estava introduzida no território de Brandenburgo. No dia seguinte, agora na catedral de Berlim, seria novamente celebrada a santa ceia segundo rito evangélico.
Elisabeth viveria até o fim de sua vida, 9 de junho de 1555, em Spandau. Em sua residência celebravam-se, diariamente, cultos evangélicos, nos quais muitas vezes leu o evangelho ou o sermão do Livro de Pregações, elaborado por Lutero. Foi, assim, uma das primeiras mulheres luteranas a assumir funções pastorais. Seus descendentes governariam a Alemanha até o final da primeira guerra mundial. Lutero designava-a de “minha querida comadre”, o que está a indicar que deve ter sido madrinha de uma de suas crianças.


Autoria: Martin N. Dreher

Nenhum comentário:

Postar um comentário