sexta-feira, 28 de março de 2014

PRIMEIRO BLOCO

NA CONSTRUÇÃO DE HERMENÊUTICA
E METODOLOGIA FEMINISTAS LUTERANAS

por Ivoni Richter Reimer

Com base na apresentação 
no Encontro de Red de Luteranas 
São Leopoldo – 2013


“Ler significa reler e compreender; cada um lê com os olhos que tem e interpreta a partir de onde os pés pisam” (BOFF, 1997)


O presente prospecto de estudos visa contribuir na elaboração de referenciais hermenêuticos luteranos em perspectiva feminista. Para tal, propomos um caminho resumido da história da hermenêutica, destacando alguns elementos e alguns personagens que ajudem nessa construção. Outros poderão ser acrescentados na caminhada...



HERMENÊUTICA: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS IMPORTANTES

Hermenêutica pode ser entendida como a arte e a ciência da interpretação. O ser humano não é apenas homo sapiens, mas é também homo simbolicus = produtor de sentidos que se expressam em ações, sinais, símbolos, textos... É produzindo sentidos que se (re)constrói também as culturas, os valores e costumes, as cosmovisões etc. Portanto, a hermenêutica pode ser ‘aplicada’ não apenas em textos, mas também nas ações, palavras, nas imagens... e ela está perpassada por objetividades e subjetividades. Por isso, não é neutra, mas historicamente localizada no tempo e no espaço. 

Etimologicamente o termo provém do grego hermenéuein “explicar”, “traduzir”, sendo que a própria tradução de outra língua já é também interpretação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário